| Jun , 21 , 2019

SUBDH realiza ação em comemoração ao dia do Refugiado



 

 

A Subsecretaria de Direitos Humanos da SMASDH, em parceria com o Sesc, realizou hoje, na Tijuca, a terceira edição do Rio Refugia, um evento que marca as celebrações do Dia Mundial do Refugiado.

Em 2018, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos contou pela primeira vez com a participação do Sesc e recebeu a presença de bom público.

O evento dispôs de um espaço de integração e de conscientização para o tema do refúgio, com a finalidade de dar maior visibilidade à questão dos deslocamentos forçados e valorizar refugiados residentes na cidade do Rio de Janeiro, que estarão presentes tanto como produtores quanto como convidados.

Foram apresentadas ao público diversas manifestações culturais dos países de origem das pessoas refugiadas, incluindo uma feira gastronômica com várias tradições culinárias e quitutes desconhecidos pelos cariocas, apresentações musicais com ritmos latinos e africanos, moda étnica e atividades infantis, além de oficinas e atrações culturais gratuitas para que os visitantes embarquem numa rica e empolgante volta ao mundo.

O evento é uma realização conjunta do Abraço Cultural Rio de Janeiro, do Programa de Atendimento a Refugiados da Cáritas RJ e Do Chega Junto.

O Dia Mundial do Refugiado é uma celebração da coragem, da resiliência e da potência das pessoas, que são obrigadas a deixar seus países devido a guerras ou perseguições de diversas naturezas.

O recomeço é uma ideia central quando estamos falando de refúgio, assim como o é a existência de uma rede de apoio às pessoas que aqui chegam.

Neste sentido, a SUBDH/SMASDH participou e ofereceu todo apoio a este evento por meio da Campanha Rio+Humano e com temas transversais à SUBDH, inclusive Migração e Refúgio.



Scroll Up

Newsletter

Sua participação é muito importante. Contribua, opine, receba nosso conteúdo!

[cp_simple_newsletter]

%d bloggers like this: