Publicado em: 05/ fev/ 2021

Novo trecho da TransOeste liga os bairros de Paciência e Recreio dos Bandeirantes

Veja ao Vídeo:

Seis meses após sua inauguração, a TransOeste será ampliada até o bairro de Paciência, dando início às operações no chamado “braço” de Campo Grande, ao longo da Avenida Cesário de Melo. Nesta segunda fase, o corredor expresso BRT (Bus Rapid Transit) ganha mais 5km de extensão e vai atender moradores dos bairros de Inhoaíba, Cosmos, Paciência, Guaratiba e Sepetiba. O percurso, que vai da estação Salvador Allende, no Recreio dos Bandeirantes, até a estação Santa Eugênia, em Paciência, será feito por um ônibus menor, de aproximadamente 13 metros de comprimento.

– Havia um número grande de pessoas que saíam de Paciência e se deslocavam até o Recreio dos Bandeirantes e vice-versa. Por isso optamos por ônibus que fizessem este percurso – explica Eduardo Fagundes, engenheiro chefe da Secretaria Municipal de Obras.

Com as quatro estações ao longo da Avenida Cesário de Melo (Cesarão 1, 2 e 3, além da Santa Eugênia), a TransOeste conta agora com um total de 45km de extensão e 43 estações, atendendo cerca de 220 mil passageiros por dia. Os passageiros que saem de Paciência com destino à Barra da Tijuca podem descer em uma das estações do Recreio e de lá embarcar em um ônibus articulado em direção ao terminal Alvorada, sem nenhum custo adicional.

– O passageiro que está na Barra da Tijuca e precisa viajar até Paciência deve pegar um dos Ligeirões até a estação Salvador Allende e, de lá, este ônibus menor até Paciência – orienta Marcos Tognozzi, coordenador regional da TransOeste.

De acordo com Edmar Teixeira, subprefeito da Zona Oeste, o maior ganho para os moradores é o tempo de deslocamento. Se antes do BRT os passageiros que moravam em Paciência, Inhoaíba e Cosmos demoravam até duas horas e meia para chegar até a Barra da Tijuca, com o novo trecho esse tempo passará a ser de meia hora.

– Isso resulta em qualidade de vida para a população – enfatiza o subprefeito.

A segunda etapa da TransOeste será a conclusão do trecho até Campo Grande Campo e, segundo a Secretaria Municipal de Obras, está prevista para o segundo semestre de 2013. Com mais 11km de extensão e 11 estações, estão previstas ainda a duplicação de um quilômetro de via entre o cemitério de Campo Grande e o viaduto Alim Pedro. Além disso, a SMO executa obras de alterações viárias no centro de Campo Grande para receber o BRT.

Mesmo sendo menor que os Ligeirões que hoje fazem o trajeto entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz, os ônibus que circulam do Recreio até Paciência possuem as mesmas características internas dos articulados. Equipados com ar-condicionado, trafegam livres pelas faixas segregadas, evitando engarrafamentos. Além das quatro novas estações, o BRT também fará paradas nas estações expresso-paradoras do Mato Alto, Recreio Shopping, Glaucio Gil e Salvador Allende.

Fonte: http://www.cidadeolimpica.com