No dia 18 de dezembro será realizada a última etapa da campanha “Se liga, bicho! Raiva é caso sério”. A meta para a edição de 2017 foi a de vacinar 500 mil animais. Até o momento, foram imunizados 399.403 cães e gatos. A edição do dia 18 acontecerá nos bairros de Paciência, Santa Cruz, Sepetiba, Manguariba, Palmares, Pedra de Guaratiba, Barra de Guaratiba e Ilha de Guaratiba. Os endereços dos postos podem ser conferidos no site www.prefeitura.rio/vigila
Para que a vacinação seja realizada, os donos dos animais devem levar seus gatos em caixas de transporte apropriadas, sendo que os cães devem se locomover com coleiras e guias. Além disso, as regiões de difícil acesso receberão cinco kombis, com cada veiculo com capacidade para imunizar 1 mil animais.
“A raiva é uma zoonose viral e todos os mamíferos podem transmiti-la. Mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença” — explica João Mendes de Jesus.
Sintomas — Os donos dos animais devem observar os possíveis sintomas de seus animais, como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal, que poderão ocorrer em um prazo de até 36 horas após a aplicação.
Deve-se ressaltar ainda que a vacinação não pode ser realizada pelo dono do animal, apenas pelo agente treinado. No ato da aplicação da vacina estarão presentes um veterinário acompanhada de um agente, podendo ser um servidor da administração direta de diversas secretarias municipais ou estudantes de Medicina Veterinária. Ambos os profissionais receberam o treinamento necessário, além da pré-imunização, que é obrigatória para que os agentes possam realizar o trabalho.
Letal — É importante lembrar que uma vez em contato com o organismo do homem, o vírus ataca o sistema nervoso, o que leva à taxa de letalidade a 100%. A vacinação previne e controla a doença. Durante todo o ano é realizado o recolhimento e monitoramento para o diagnóstico da raiva, sendo que todo o material coletado nos municípios do Rio de Janeiro são levados ao Instituto Jorge Vaitsman para estudos e análises.
“A saúde dos nossos animais de estimação é um assunto muito importante. Essa iniciativa da Vigilância Sanitária visando cuidar da vida deles e consequentemente da nossa deve ser reconhecida. A ideia da edição de 2017 possuir os postos itinerantes que acessaram as áreas de difícil acesso da cidade possibilitou que 399.403 cães e gatos fossem imunizados. A raiva mata, precisamos combater esse vírus e cuidar das pessoas” — conclui João Mendes de Jesus.
Assessoria de Imprensa do Gabinete Parlamentar do Vereador João Mendes de Jesus (PRB)